quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Consciência Fonológica, a importância dos sons.....

 


“Aprender a ler e a escrever não é um processo natural como o de aprender a falar. Um dos passos cruciais na iniciação à leitura e à escrita consiste na promoção da reflexão sobre a oralidade e no treino da capacidade de segmentação da cadeia da fala (segmentar o contínuo sonoro em frases, as frases em palavras, as palavras em sílabas e estas nos sons que as compõem.)
(O conhecimento da Língua: Desenvolver a Consciência Fonológica, p.7)



No âmbito da formação PNEP preparei uma actividade em suporte SmartBoard, que por razões técnicas é aqui visualizada em PDF, com a finalidade de ensinar aos meus alunos os grupos consonânticos: bl, cl, fl, gl, pl. Apesar de não ter na sala de aula um quadro interactivo, decidi fazer a actividade nesse suporte pois sei, por experiência própria, que os alunos gostam da experiência apesar de realizarem tudo com o rato do computador, sem o toque no quadro, mas  com a imagem projectada numa tela comum (neste caso era um lençol). A metodologia é inovadora e os alunos consideram-na facilitadora da aprendizagem. Visualmente é apelativa, colorida e permite às crianças uma ampla participação. Nesta actividade havia sempre dois alunos a realizarem a actividade: um no computador e outro em cartolinas afixadas no placard da sala.


Parti da frase para a palavra, sempre associada a uma imagem, utilizando uma simbologia pré-definida e explicada aos alunos.
Realizaram ainda uma ficha de trabalho que trabalhava igualmente as sílabas e os sons de cada sílaba, levando os alunos a chegar à síntese das palavras em estudo.



Esta aula de Consciência Fonológica exigiu uma preparação prévia. Na actividade anterior apresentei dois pequenos vídeos de sombras chinesas, como motivação,e para identificação das palavras em que seria feito o estudo de diversos grupos consonânticos já conhecidos, mas agora, através desta nova metodologia. Tenho constatado que esta forma de aprender a ler permite que os alunos, à posteriori, escrevam palavras com os mesmos sons, com muito menos dificuldades, invertendo-se a tendência para escrever com erros ortográficos, mesmo os alunos que habitualmente revelam mais dificuldades.


2 comentários:

  1. "A primeira tarefa que a escola deve ser a de promover, através de um treino sistemático, o desenvolvimento da sensibilidade aos aspectos fónicos da língua, com o objectivo da promoção da consciência fonológica" (Freitas, Alves e Costa, 2007, p.10).

    Reportando-me ao que transcrevi e atendendo a que exercícios de consciência fonológica devem ser trabalhados com sistemacidade e consistência, espero em breve ver publicados outros exercícios feitos em contexto de sala de aula.

    No que concerne à aula, ela foi interessante e significativa para os alunos.
    Em relação à partilha feita no blog, considero-a muito positiva pois além de facultar os materiais a qualquer colega que a queira aplicar, possui ainda uma reflexão com descrição da aula.
    Parabéns!

    Rosária Rodrigues Correia

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Rosária!
    Espero que o meu trabalho sirva de reflexão para quem o quiser aplicar e melhorar. As nossas crianças serão as principais beneficiárias desta partilha.

    ResponderEliminar