quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Partilhas e reflexões

Tendo em conta que os novos programas de Língua Portuguesa entram em vigor no próximo ano lectivo, tenho tido a preocupação de preparar aulas que sigam a linha das novas orientações. Nesse sentido, passei a utilizar mais frequentemente exercícios de consciência fonológica.
Tenho vindo a verificar que os meus alunos gostam das actividades e melhoraram significativamente  a leitura e a escrita. Por esta razão, decidi deixar aqui um conjunto de fichas que ainda não partilhei mas que já apliquei, ao longo do primeiro período. Estas actividades foram realizadas em diversas sessões, partido sempre de uma imagem com uma frase. Em cada frase é seleccionada uma palavra. A partir da imagem representativa dessa palavra, os alunos são convidados a fazer a segmentação da palavra em sílabas (consciência silábica representada por círculos vermelhos) e em seguida a identificar o número de sons de cada  sílaba (consciência fonémica representada por triângulos azuis), utilizando para isso uma simbologia pré-definida e devidamente explicada. Nos rectângulos escrevem as sílabas em separado e finalmente a palavra. 






A última ficha que apresento foi preparada a partir de um vídeo de sobras chinesas, seguindo exactamente a mesma metodologia,  mas que faz uma revisão de diversos fonemas, que na época me pareceu oportuno rever. 


Desejo que esta partilha se torne útil...

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