quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

O ensino da escrita

Na passada semana as crianças realizaram um texto informativo sobre a água. Começamos por fazer a evocação de conceitos aprendidos num PowerPoint sobre a água, explorado anteriormente e aqui publicado, em Outubro. Os alunos preencheram um mapa de conceitos sobre o tema.





Em seguida passamos à planificação do texto informativo, isto é, registaram o que iriam escrever e qual a ordem dos assuntos e como terminariam esse texto.



Finalmente passamos à escrita do texto colectivo. Solicitou-se às crianças que produzissem, sucessivamente, frases sobre cada uma das partes do texto a construir. As melhores frases eram escritas no quadro.  O texto foi copiado pelos alunos e no final foi escolhido um título.
Na sessão seguinte, os alunos fizeram a revisão do texto. Foi lida e analisada a introdução. Decidiram-se as melhorias a introduzir e fez-se o registo numa outra folha.  Procedeu-se da mesma forma em relação às restantes partes do texto: o desenvolvimento e a conclusão. Foi ainda discutido e alterado o título do texto.
O texto ficou bastante interessante e as crianças entusiasmadas com o produto final.
Agora só falta enviar para publicação no jornal do nosso Agrupamento!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário