segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Leitura orientada de um texto poético


“Ensinar a ler é, acima de tudo, ensinar explicitamente a extrair a informação contida num texto escrito, ou seja, dar às crianças as ferramentas necessárias de que precisam para que estratégica e eficazmente abordarem os textos, compreenderem o que está escrito e assim se tornarem leitores fluentes.”


(Brochura A Compreensão de textos, pp.5,6)

No dia 9 deste mês fizemos a leitura orientada de um texto poético "O fogo" de Dick Bruna, no âmbito da formação PNEP.
Comecei por fazer a exploração da capa e contracapa do livro, levando os alunos a fazerem associações de ideias entre título, imagens e cores usadas pelo autor, com a finalidade dos alunos virem a fazer uma antecipação de alguns aspectos do conteúdo do livro: tema, personagem principal, o que iria fazer essa personagem e se o texto estaria em prosa ou em verso. 


Nota: A publicação via slidshare tem qualidade. A visualização correcta, por vezes, só se obtém por download.  

Em seguida, foi feita a apresentação do autor, através das folhas de guia,  e algumas crianças acabaram por reconhecer outros livros, por ele escritos. Foi feita a leitura integral do texto poético que provocou o riso e encantamento nas crianças, devido às rimas que foram surgindo ao longo da leitura. O texto poético foi distribuído ao alunos tendo feito uma leitura colectiva, uma leitura em coro, só com os rapazes, de parte do texto poético, sendo a outra parte lida em coro pelas meninas.  Fizeram ainda leitura a pares, alternando a leitura das estrofes.


Passou-se à exploração das imagens e à clarificação de alguns vocábulos o que permitiu um fácil preenchimento de um mapa de conceitos sobre o texto. Esta é uma actividade que os alunos já realizaram em outras situações. 
 A compreensão do texto poético terminou com a distribuição das imagens do texto que foram recortadas, ordenadas e coladas junto das estrofes a elas associadas. Antes, porém, foi feita uma análise detalhada de algumas imagens para que os alunos pudessem fazer algumas inferências e assim extrair informações implícitas. Os alunos mostraram-se um pouco confusos mas acabaram por fazer as inferências necessárias. 



 Depois de colarem as imagens e de completarem as estrofes com as palavras em falta, cada criança cri ou um novo título para o texto poético e fizeram o resumo oral do texto explorado, utilizando, como guião, a sequência das imagens que tinham colado.
Foi uma actividade que me deu muito gosto preparar e, pelas reacções, os alunos também gostaram pois durante alguns dias falavam muito do cãozinho e reproduziam as estrofes que tinham decorado.
Para recordarem, sempre que quiserem, esta história experimentem ler a poesia ao mesmo tempo que vêem o filme.
Divirtam-se muito...




Sem comentários:

Enviar um comentário