sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Outro texto informativo....

O tema da área de projecto da nossa turma tem-os permitido aprender muitas coisas!
Depois do texto informativo sobre a água, resolvemos estudar  alguns mamíferos aquáticos. Foram escolhidos alguns daqueles animais: o golfinho, a baleia, a orca, a foca e a morsa.
Apresentei aos alunos cartazes com a informação e a foto desses animais.

Cada um dos textos foi lido pelas crianças e simultâneamente foram preenchidos mapas com as informações mais relevantes sobre cada um dos animais. 


Numa outra sessão pedi aos alunos para escolherem o mamífero aquático que mais tinham gostado de conhecer. A escolha recaiu sobre o golfinho. Fizemos a planificação do texto. Alguns alunos sugeriram frases e o texto foi surgindo. 
No final uma aluna reparou que havia algumas frases que começavam com as mesmas palavras. A revisão do texto, para superação das deficiências encontradas, foi realizada numa outra sessão.
Alguns alunos ficaram surpreendidos pela extensão do texto que foram capazes de criar.
A certa altura alguém pediu para conhecer a lontra pois também é um mamífero simpático e muito popular no Oceanário de Lisboa. Logo que foi possível a curiosidade foi satisfeita. A informação, com fotografia, foi adicionada ao placard da sala de aula, depois de lido e comentado o texto.
Tenho a sensação de que, os meus alunos,  estão a começar a desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita....



Sem comentários:

Enviar um comentário