domingo, 28 de março de 2010

Conhecimento Explícito da Língua III

Depois de ter verificado que a maioria dos alunos tinham compreendido o que é um nome e um adjectivo, chegou a vez de fazer a aprendizagem do que é um verbo. A minha formadora do PNEP tinha-me emprestado um livro intitulado "O Pato Camponês". Resolvi tirar partido dele!
Este livro narra a história de um camponês que é castigado pela sua preguiça. A história ganha encanto com as ilustrações de Helen Oxenbury pois são muito expressivas, sublinhando, com algum humor, as características das personagens (incluindo os defeitos do camponês preguiçoso), as imagens reforçam o visualismo que caracteriza o texto, pormenorizando cenários e personagens intervenientes. Exprimem, ainda, o movimento e dinamismo das cenas finais, assim como recriam as variações (de luz, climatéricas, emocionais, …) que caracterizam a narrativa, mantendo a atenção dos leitores presa até ao final.
Após a apresentação da história solicitei aos alunos que identificassem a personagem principal, desenhando-a. Em seguida identificaram as personagens da história que ajudaram o pato, na resolução do seu problema.  A actividade seguinte consistiu em identificar todas as acções realizadas pelo pato para que agradasse e satisfizesse o camponês preguiçoso. Em seguida, os alunos foram convidados a imaginar outras acções que o pato poderia realizar ao longo do dia. Surgiu uma lista enorme de palavras que foram registadas na ficha individual. Para finalizar preencheram uma ficha de compreensão do oral em que as lacunas do texto, que resumia a história, deviam ser preenchidas com as acções sugeridas e que se encontravam numa caixa, por cima do texto. Na sessão seguinte, essa lista de palavras foi colada na "Casa das Acções", por ordem alfabética. 
Como a quantidade de palavras era grande, fiz a distribuição das mesmas pelos alunos e fui-lhes pedindo se levantassem e segurassem as palavras cujo grafema inicial eu solicitava, virando as palavras para os colegas a fim de as ordenarem alfabeticamente. Ao mesmo tempo realizaram o registo das qualidades  numa folha individual que irá integrar a  gramática, que já começou a ser compilada quando se fez o estudo dos nomes e dos adjectivos. No final quiseram saber o que iriam escrever no telhado da “casinha das acções” pois já sabiam que era “outra classe de palavras” e  que esta deveria ter um outro nome diferente das outras "casinhas" que estão colocadas no placard da sala. Foi então colada uma tira de papel no telhado da casa com o respectivo nome da classe de palavras estudadas. Fizeram o registo na folha da gramática individual.  
Como forma de partilhar esta actividade aqui fica a ficha e algumas fotografias.
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As crianças gostaram bastante e tenho vindo a verificar que têm tido facilidade em identificar verbos, com muita facilidade.
 

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