segunda-feira, 29 de março de 2010

Projecto "Semear a Leitura" II

No dia 18 de Março recebemos uma visita muito aguardada. As contadoras de histórias da Biblioteca Municipal. Mais uma vez trouxeram a sua mala cheia de surpresas muito agradáveis.
Depois de cinco semanas, desde a última visita, foi necessário relembrar o que tinha sido feito na primeira sessão.
Com o intuito de continuarem a incutir nas crianças o gosto pela leitura trouxeram até nós três livros excelentes. O primeiro foi "Oh!, escrito e ilustrado por Josse Goffin.

.



Este livro é um álbum de imagens e um jogo com as expectativas das crianças. As imagens que estão incluídas nesta edição apresentam duas leituras. A primeira, logo ao virar de página, é fácil e imediatamente reconhecida. Contudo, o livro permite que cada uma das páginas se possa abrir novamente, alterando, de forma significativa, a primeira impressão do leitor/espectador. Organizado de forma sequencial – cada uma das imagens é um elemento retirado da imagem anterior – o livro surpreende o leitor, interrogando-o e promovendo o riso pela combinação de elementos insólitos, criando situações risíveis. Sem palavras, o livro promove a construção de inúmeras narrativas possíveis, dando voz à imaginação dos leitores.
O livro seguinte "A surpresa de Handa", já é nosso conhecido, pois foi explorado a nível da Matemática. Desta vez,  foi explorado apenas a nível das imagens e do texto. Aqui fica o vídeo para recordar vezes sem conta...

 

Handa prepara uma surpresa à sua amiga Akeyo - um cesto com sete deliciosas frutas. No entanto, pelo caminho, Handa passa por vários animais. As frutas têm, para eles, um ar delicioso… muito tentador. Mas quando chega junto da amiga e poisa o cesto, é Handa quem tem uma enorme surpresa!

Uma surpresa muito agradável foi guardada para o fim com a apresentação da história " Chibos sabichões". 

Três chibos sabichões que viviam no alto de uma montanha. Um dia, viram uma erva muito verde, mas para lá chegar tinham que atravessar uma ponte e debaixo dela vivia um monstro terrível.... E como foi preciso serem inteligentes para atravessarem a ponte, sãos e salvos!

Mas fantástico foi podermos ouvir a história e, ao mesmo tempo ver as personagens aos pulinhos  num tapete especialmente criado com o local onde se passa a história. Este tapete fez as delícias de todos nós! Parabéns às contadoras de histórias  da Biblioteca Municipal, pela criatividade, empenho e capacidade de nos surpreenderem. Foi delicioso assistir ao encantamento que proporcionaram aos alunos.

Sem comentários:

Enviar um comentário