domingo, 28 de março de 2010

A dimensão gráfica e ortográfica no Ensino da Escrita


A escrita é uma actividade com uma complexa dimensão neurológica que controla a
aquisição e o desenvolvimento de competências de processamento cognitivo e de
competências motoras.
(Adriana Baptista, Fernanda Viana, Luís Barbeiro )

  No dia 16 de Março as crianças receberam a visita da minha formadora para mais uma aula assistida. O tema escolhido para actividade foi a Caça ao Erro. Apresentei o texto poético “O mar” de Luísa Ducla Soares onde coloquei doze erros ortográficos. Convidei os alunos a lerem com atenção o texto para de seguida encarnarem o papel de detectives a fim de descobrirem os erros ortográficos. Em seguida foi distribuída uma ficha de registo em que, numa coluna deveriam escrever a palavra de forma correcta e numa outra coluna o grupo consonântico errado, substituindo-o pelo grupo consonântico correcto. No final fizemos a correcção conjunta dos erros ortográficos e os alunos explicitaram o que estava mal e como deveria ser escrito.
Depois de escreverem o texto sem erros ortográficos e de terem feito a sua ilustração, realizaram leitura expressiva.  A última actividade consistiu em  descobrir as palavras que poderiam formar com os grafemas da palavra “golfinho”. Foi uma aula animadissima que agradou a todos! Risos e sorrisos não faltaram!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário